O que deveria a levar alguém a ser um presidente de um clube grande? se pudessem responder a maioria dizia que a paixão e o amor certamente, bem sucedidos em suas respectivas carreiras o deputado Evandro Leitão e o Empresário Robinson de Castro trocam figurinhas a frente do Ceará há 15 anos.
O COMEÇO
No Ceará desde 2006 e assumindo o clube em 2008 Evandro Leitão pegou o Ceará quando o futebol ainda era amador no Brasil, Não havia grandes receitas para times na série B e do porte do Ceará, mas com um pouco que tinha foi conseguindo estruturar a equipe que vinha passando por crise financeira e organizacional como 90% dos times da época.
A VINDA DOS SMARTPHONES E A FACILIDADE DAS TV POR ASSINATURAS E O AUMENTO DE RECEITAS NOS TIMES DE MASSA
Mesmo com times modestos nas temporadas de 2008 e 2009 o Ceará conseguiu o acesso em 2009 após 16 anos de série B mas nem tudo eram flores porque ao mesmo tempo tiveram que ver o seu rival ser pela primeira vez TETRA CAMPEÃO mas contudo a torcida ainda eufórica esquecia esse fracasso pondo na frente a volta a elite do futebol brasileiro. ( não se ganha todas )
Com a vinda dos smartphones tivemos a possibilidade de pessoas acompanhar o seu time de coração de modo mais acessível, podendo assistir seu time do coração até mesmo no trabalho bastando apenas que assinasse o serviço de transmissão esportiva gerando assim recursos para o seu time, e foi nesse período que o Ceará mesmo sendo rebaixado em 2011 que conseguiu estruturar um pouco mais daquela equipe que atravessava crises nos inícios dos anos 2000 mas mesmo sem grandes sucessos no futebol ver o rival na série C acalmava os brios de seu torcedores afinal de contas o time continuava a ser o 1º do estado e tudo continuava normal desde sempre desde 1914.
O ÁPICE DA GESTÃO
Em 2010 o presidente do Ceará se candidatou para dep. Estadual mas os resultados da equipe na série A naquele momento não eram bons e cominou na sua não eleição, mas com o passar dos anos o time chega em seu centenário e consegue conquistar o seu 3º TETRA CAMPEONATO de sua história em 2014 apesar do time na série B ter perdido fôlego e amargurar mais um fracasso na competição nacional, Mas por outro lado Evandro Leitão vendo sua equipe vencer o Vila Nova - GO por 5 a 1 em Goiânia na véspera de votação consegue sua primeira eleição para deputado Estadual, mas com certeza no ano seguinte com a conquista da COPA DO NORDESTE foi ali que essa gestão conseguiu atingir o seu Ápice.
O DECLÍNIO
Estruturado e campeão do nordeste o time tinha tudo para conquistar o seu 2º penta campeonato após 4 dias de ter conquistado o seu título da copa do Nordeste e estava nas mãos alvinegras até os 47' do 2º tempo onde no cochilo do lateral Samuel Xavier Tinga manda de cabeça para a área onde Cassiano põe um fim na sequência de títulos alvinegras, mas o ano não parou por ai, com o desmanche da equipe que havia conquistado o título da copa do Nordeste o Ceará atravessava uma maré catastrófica na série B de 2015, desgastado e agora político Evandro Leitão coloca seu fiel escudeiro Robinson de Castro no Comando do Clube, o time alvinegro quase foi rebaixado para a Série C tendo o seu goleiro Everson fazendo uma defesa milagrosa no último minuto, contra o Macaé - RJ no Castelão.
O INÍCIO DA PERCA DE UMA HEGEMONIA
Contestado desde a época da gerência de futebol tendo a equipe naufragado na série B de 2014 por conta da falta de reforços o contestado Robinson de Castro agora era presidente do Clube e havia conseguido a permanência na série B de 2015 e calando um pouco as críticas mas logo a temporada de 2016 iria se mostrar o que viria a ser uma constante no Ceará até os dias de hoje.
O MEU DESPERTAR
Eu me chamo Tiago, Alvinegro desde 1991, vivi as glórias dos anos 90 mas conhecia alguns reveses também, principalmente nos brasileiros da série B, das eliminações constantes a que mais me doeu sem dúvidas foi para a do Vila Nova - GO de 1997 pois ali eu sentia que realmente poderíamos subir, tínhamos um bom time, coisa bem rara de manter nos nacionais do segundo semestre devido a falta de apoio financeiro da CBF, não existia transmissões e logo também não haviam cotas como hoje, tudo era feito por apaixonados, e mesmo assim tivemos perto da glória como 1994, 1997 e 1999 e a cada 3 campeonatos cearenses vencíamos 2 e o rival era figura constante na série C.
Estive presente também naquela mal fadada João Havelange e seu nefasto Módulo Amarelo e nosso fracasso na primeira SAF com aquele banco. vi meu time começar a perder mais do que vencer de 2000 a 2008 mas havia um motivo, um motivo cabal chamado "dinheiro" ou a falta dele para ser mais específico.
Mas naquele momento de maior crise foi onde vi os torcedores mais unido, nunca vou esquecer dos títulos de 2002, 2004 ( moral ) e 2006 onde conquistamos na raça e força dessas poderosas camisas, e vi em 2008 com a vinda de um jovem presidente uma chama se reacender até porque sendo da informática eu sabia que era questão de tempo das cotas já na série B melhorarem com a vinda dos smarphones e das assinaturas de TV's/Streams.
Em 2013 estava empolgado no futebol, meu time estava prestes ao seu primeiro centenário e eu vivia e respirava futebol, estávamos no auge de novo, Sim como nos anos 90, Série B títulos e rival na série C, tudo parecia caminhar-se bem, eu não parava de indicar jogadores jovens que ao meu ver parecia promissores, Jogadores como Keno do Águia de Marabá, Sassá do Náutico, Gilberto e tantos e tantos outros jovens, minha presença nas redes eram constantes e cada indicação uma nova frustração, preferiam sempre os velhos, Batoré e Sousa, parecia até proposital, mas tudo bem, na certam deveriam enxergar algo há mais, do que eu nos meus 32 anos. ao menos eu pensava assim até 2016 quando estava vindo do PV após empatar com o Uniclinic e ficar em 5º lugar no cearense daquele ano e após o jogo ver passando mal um Ilustre torcedor do clube e no dia seguinte sabendo que tinha falecido, Era Professor Evandro figura carimbada nas rádios e dos estádios, um defensor das cores alvinegras, as coisas não estavam normais, no vovozão a Cearamor protestava, algo normal nos momentos ruins.
2016 O PRIMEIRO ALERTA DO QUE ESTAVA POR VIR
Após o fracasso no cearense a promessa de uma série B e do acesso estava feita, Sérgio Soares tetra campeão de 2014 estava de volta com a missão de levarmos de volta a série A após 5 anos, mas os erros de 2014 se repetiram, após um 1º turno magnifico o time perdeu fôlego e não houve bons reforços e a temporada de 2016 foi totalmente perdida.
2017 A ILUSÃO
Após duas percas em 2017 voltamos a vencer o cearense e no brasileiro fazíamos um campeonato ruim, mas numa virada para cima do Brasil de Pelotas conseguimos reagir, mas reagimos pelo que? foi por nos mesmos? ou foi pelo fato do rival sair da série C após 7 anos por lá? até hoje me pergunto, mas querendo ou não conseguimos mais um 3º lugar na série B onde o título era plenamente acessível diferente de 2009 onde o Vasco nadou de braçada, ver o América - MG vencer aquela série B me frustrou não vou mentir, ali eu já sentia que essa gestão Robinson de Castro sempre ficava apenas no quase, esse era o meu sentimento.
2018 SÉRIE A DE RECUPERAÇÃO E A PROMESSA DE UMA MELHOR CAMPANHA EM 2019
O título de 2018 no Cearense veio com Arthur e Pio comandando, os fracassos da copa do Brasil e da copa do nordeste eram abrandados porque estávamos de volta a série A após 6 anos, o início sofrível e a primeira vitória após 12 rodadas nos deixava aflito pois a queda era meio que anunciada, mas com Lisca o time reagiu com um futebol reativo, ficamos na A para 2019 fazer melhor. ( ao menos essa era a Promessa ) com o acesso do rival a série A era a primeira vez que teríamos parâmetro local desde 1993.
2019 UM ANO PARA ESQUECER
2019 perdemos tudo o que disputamos, era um ano que cheirava 2016, tudo dava errado, contratações erradas em profusão só que agora algo não estava normal, não estou falando de resultados, estou falando no comportamento da torcida, sentia que a organizada maior não protestava, um vexame atrás do outro mas era um silêncio absoluto, e foi nesse ano que frases ensaiadas de 2016 se repetiam, " Se não é sofrido não é Ceará" "Eu acredito" "time de guerreiros" de fato 2019 foi meu último ano que pisei em estádios para apoiar meu time, eu sentia que o Ceará já não pertencia mais a sua torcida, o pior, sentia que as coisas já não eram mais feitas para ele e por ele, ver o rival ficar acima dos 10 primeiros e escapar com 39 pontos me provou que o sentimento que senti em 2016 era real, o time já não tinha como o principal objetivo vencer no futebol.
2020 UM ANO DE ILUSÃO
2020 chegou e nos trouxe uma nova experiência, não havia torcida nos estádios por conta da COVID 19, e foi nesse clima que o Ceará se reabilitou da perca do Cearense vencendo a copa do nordeste, com o futebol reativo de Guto Ferreira na Bahia, a perca do cearense nos deu o gostinho de 2015 de volta, a sensação de nunca sermos felizes nessa gestão por completo. Na copa do Brasil e na série A fizemos campanhas aceitável deixando uma esperança para 2021.
2021, NUNCA SEREMOS FELIZES COM ESSA GESTÃO NO COMANDO
Organizadas caladas, impressa boa parte insistindo que nenhum outro teria a capacidade de gerir o Ceará, "cuidado com os aventureiros" era a frase que mais se ouvia em alguns programas, a verdade é que em 2021 assim como em 2016 e 2019 perdemos absolutamente tudo, e ainda vimos o nosso maior rival ir a libertadores pelo caminho mais difícil, "o Brasileiro" ficar calado não era normal, foi em 2021 que vimos nascer com força a mídia alternativa, como pode um grupo tão ruim permanecer num clube de futebol por tanto tempo sem merecer? cadê a meritocracia? o processo que passei em 2016 muitos estavam passando em 2021, 5 anos de atraso, mas eu sei que algumas pessoas levam mais tempo para enxergar o óbvio, na matemática também é assim.
2022 NINGUÉM AGUENTA MAIS A GESTÃO FIASCO
Após a perca de mais um cearense e o segundo tetra campeonato entregue de mão beijada ao rival vimos a cena mais bizarra de 15 anos da gestão.
Dia 6 de novembro as 10 horas da manhã na pracinha da Gentilândia terá manifesto contra essa gestão tão danosa a glória desse time que se chama Ceará Sporting Club, torcedor se faça presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário