quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Oito Baixos brasileiro #001

             Olá meus amigos do canal e blog Forró da Casa Grande, hoje 26 de agosto de 2021 é uma data especial porque é hoje que estreamos mais um quadro no canal que sem dúvidas será sucesso como o quadro histórias do Rádio e publicações histórias porque nesse quadro sempre traremos 5 nomes que fazem parte da história desse instrumento de 8 baixos no qual hoje corre risco de extinção e que cabe a nos nunca deixar isso acontecer independente dos parasitas Onerpm, sunset entretenimento cria da Onerpm e da DashGo audioBee uma bucha de canhão no meio de toda essa história. 

          Mas deixando esses assuntos a lenta e complacente justiça brasileira hoje vamos falar de como esse belo instrumento chegou ao Brasil, Segundo o musicólogo paraibano Batista Siqueira  a sanfona de 8 baixos teria substituído a viola de arame, se tornando o principal instrumento solista nos bailes rurais da região Nordeste na virada do Séc.XX. 


           De origem Alemã a sanfona de oito baixos composta de um fole, palhetas livres e duas caixas harmónicas de madeira transformando-se assim em um instrumento musical aerofone se popularizou no Brasil no início dos anos 50 graças a músicos talentosos que com toda a sua arte fez esse instrumento ser apresentado a todos os brasileiros, e nesse quadro traremos mais de 100 sanfoneiros de 8 baixos e hoje no episódio de estreia traremos os 6 primeiros responsáveis pela popularidade desse instrumento e em ordem decrescente traremos o 6º colocado segundo vocês:


Nascido em 26 de abril de 1927 nascia no sertão baiano de Euclides da Cunha o grande Pedro de Almeida e Silva o grande Pedro Sertanejo foi sem dúvidas o precursor da continuidade da nossa cultura no sudeste do País mas mesmo com todo o sucesso e prestígio com casa de forró, gravadora e com participação em filme  jamais esqueceu de suas raízes, Pedro Sertanejo nos deixou em 3 de janeiro de 1997.

                     

               O projeto Oito Baixos brasileiro foi criado para resgatar um pouco da glória desse instrumento que revelou tantos talentos, normalmente traremos sempre 5 nomes da sanfona de 8 baixos mas hoje estamos trazendo 6 nomes por causa da nossa estreia, e o nosso 5º nome é José Calixto da Silva o grande Zé Calixto o filho do seu De Deus nascido em 11 de agosto de 1935 em Campina Grande PB, Zé Calixto infelizmente nos deixou em 13 de dezembro de 2020 o último dos grandes azes do 8 baixos se foi. 

                    

                Nosso 4º nome é o dono da frase "A Verdade é filha do tempo e não da autoridade" e claro que estou falando do 4º Filho de Januário e estamos falando de Severino Januário dos Santos nascido em 4 de outubro de1918 em Exu PE, Severino Januário foi posto por Luiz Gonzaga no cenário da música para competir no reinado dos 8 baixos de Gerson Filho isso no meio da década de 50 e Severino Januário é reconhecido por muitos como um dos maiores tocares dos Gonzagas ao lado de Zé Gonzaga, Severino Januário faleceu em 29 de Junho de 1989 no Crato CE 

                     

            Nosso 3º nome José Abdias de Farias, nascido em Taperoá, cidade do sertão da Paraíba em 13 de outubro de 1933, Filho de Abdias Alípio de Farias e Isabel de Farias e oriundo de uma família tradicional de tocadores de 8 baixos. Abdias Filho na verdade teve o privilégio de ser filho do lendário Abdias Alípio o maior tocador de 8 baixos da região e muitos estudiosos o apontam como o maior do País, pena que não há registros robustos de sua obra. e Abdias Filho herdou toda a habilidade do pai mesmo esse não incentivando o filho pelas dificuldades vividas dos tocadores da época mas Abdias filho seguiu a tradição familiar e se tornou um dos maiores oito baixistas do Brasil, Abdias filho faleceu em 3 de março de 1991 no Rio de Janeiro.

                     

Nosso 2º nome de hoje Gerson Filho ou (Gerson Argolo Filho) nascido no município histórico de Penedo no Estado de Alagoas, no dia 12 de Maio de 1915 é considerado por muitos como sendo o melhor "oito baixista" do Brasil no seu estilo (8 Baixos com afinação natural). Esse tipo de afinação é muito pouco usado no Nordeste do Brasil porque tem menos recursos que a afinação natural usada pela grande maioria dos Sanfoneiros de Oito Baixos Nordestinos, entre eles Zé Calixto, Abdias, Geraldo Correia, Adolfinho dos 8 baixos e muitos outros, Gerson Filho faleceu no ano de 1994 deixando uma discografia de mais de 40 Discos gravados.

                     

É óbvio que o nosso 1º nome seria Januário José dos Santos do Nascimento pai do grande Luiz Gonzaga, nascido no ano da abolição da escravatura em 25 de setembro em 1888, Vovô do baião e pai da sanfona de oito baixos no Brasil, Januário infelizmente deixou poucos registros de sua arte na execução dos oito baixos, Agricultor na confecção de couro e na fabricação de cordas Januário assim conseguiu criar os seus filhos animando os bailes e as festas de São João no interior Pernambucano e regiões vizinhas. 



Autor do artigo: Tiago Abrantes de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este tutorial será acompanhado por um vídeo para um melhor entendimento. Conclusão Neste artigo eu compartilhei Como adicionar o script anti-adblock no Blogger – espero que tenham gostado e por favor compartilhem com seus amigos e sigam nosso blog para mais conteúdos. 4.7/5 - (17 votes) TAGS: blogger CSS dicas HTML Javascript COMPARTILHAR NO Share on Facebook Share on Twitter ARTIGO ANTERIOR Como criar link da Bio no Blogger Como criar link da Bio no Blogger PRÓXIMO ARTIGO Recriação do Google usando HTML e CSS Recriação do Google usando HTML e CSS Deixe uma resposta O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com * Deixe o seu comentário Name Email Website Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar. Tem perguntas? Entre em contato conosco e entraremos em contato com você o mais rápido possível. Siga no Google News Thotbuzz.com Thotbuzz.com Você pode gostar